Dr. Agnaldo Lopes - Ginecologista Oncológico

Home · Blog

Ginecologia Oncológica

07/12/2020
Ginecologia Oncológica

O câncer ginecológico compreende os cânceres de colo uterino, endométrio, ovário, vulva e vagina. A abordagem dessas neoplasias pode ser complexa, compreendendo ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas e existem ações e procedimentos de alta complexidade que demandam conhecimentos e treinamentos específico.

Apesar do câncer de colo uterino ser uma neoplasia passível de prevenção e rastreamento, ainda apresenta altas taxas de incidência e mortalidade no Brasil e no mundo. O rastreamento por um método eficaz e de qualidade (teste DNA-HPV e/ou Papanicolau), o tratamento das lesões pré-invasoras e a vacinação contra o HPV são estratégias que já se mostraram eficazes para mudar o impacto do câncer de colo uterino em todo o mundo.

Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio tem sangramento vaginal, como sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. Constituem fatores de risco para neoplasia o aumento dos níveis de estrogênio (causado pela obesidade, diabetes e dieta com alto teor de gordura), menarca precoce, nuliparidade, menopausa tardia, síndrome de Lynch, idade avançada e uso do tamoxifeno. O tratamento pode incluir a cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.

Não existem exames de rastreamento para câncer de ovário, por isso é o tipo de mais difícil detecção, com 75% dos casos descobertos já em estágio avançado. Os tratamentos dependem da fase em que a doença é descoberta, sendo utilizada cirurgia e/ou quimioterapia. A cirurgia tem um papel extremamente importante para o diagnóstico, estadiamento e retirada das lesões (cirurgia citorredutora). O tratamento cirúrgico adequado está associado a um melhor prognóstico das pacientes.

Leia também

Acompanhe o nosso instagram @dragnaldolopes: