Dr. Agnaldo Lopes - Ginecologista Oncológico

Home · Blog

Cirurgias Ginecológicas

07/12/2020
Cirurgias Ginecológicas

Videolaparoscopia e histeroscopia:

A videolaparoscopia é uma técnica que realiza procedimentos com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças utilizadas pelo cirurgião. Para criar o espaço necessário às manobras cirúrgicas e adequada visualização das vísceras abdominais a cavidade peritoneal é insuflada com gás carbônico. Esta técnica tem a vantagem de ser minimamente invasiva e ocasionar, assim, um menor trauma cirúrgico, menos sangramento intraoperatório, menor dor pós-operatória, recuperação pós-cirúrgica mais rápida e retorno mais cedo às atividades habituais e ao trabalho, além de menores cicatrizes.

A histeroscopia é um procedimento que consiste na introdução de um instrumento (histeroscópio) com uma câmara na extremidade para que seja possível visualizar a cavidade uterina. Permite o diagnóstico de patologias uterinas além de possibilitar intervenções cirúrgicas, como a remover pólipos uterinos, miomas submucosos, corrigir alterações da cavidade do útero, remover aderências do útero e retirar o DIU quando este não possui fios visíveis.

Histerectomia:

Histerectomia é uma operação que consiste na retirada do útero. Pode ser acompanhada da retirada dos ovários e trompas (histerectomia total com anexectomia bilateral). Pode também ser realizada no tratamento de mulheres com câncer do colo uterino (histerectomia radical). Pode ser realizada por via abdominal (realizada por meio de um corte no abdômen), vaginal (operação através da vagina) ou por via videolaparoscópica/robótica, onde a cirurgia é realizada por meio de pequenos orifícios de 5 a 10 mm no abdômen e a retirada do útero pode ser feita pela vagina.

Miomectomia:

A miomectomia consiste na retirada cirúrgica dos miomas uterinos com preservação do útero. A indicação e de procedimento cirúrgico depende da localização dos miomas, do seu número, do seu tamanho e dos sintomas associados. Pode ser realizada por laparotomia (cirurgia realizada através de um corte no abdômen), laparoscopia, robótica e histeroscopia.

Leia também

Acompanhe o nosso instagram @dragnaldolopes: